domingo, 29 de julho de 2012

O chá inglês...



(tradicional marca de chá inglesa Twinings, responsável por incorporar e popularizar o chá na Inglaterra)





Julho de 2012...Olimpíadas... Londres em total evidência...
E é impossível não lembrar de uma bebida, que para mim, esquenta a alma... o chá. O chá da tarde, um dos rituais britânicos mais tradicionais. Nunca fui a Londres (nem aprendiz de viajante sou), então, obviamente, não me sinto capaz de dar dicas de lugares sobre uma tradição desse porte... poderia dar Ctrl+C e Ctrl+V e citar nomes de hotéis chiquérrimos ou de algumas charmosas casas de chá, mas não seria a proposta do meu blog... gosto de curiosidades...



Em 1662, a princesa portuguesa Catarina de Bragrança (que se casou com Carlos II da Inglaterra) chegou a Londres resfriada e pediu uma bebida quente, no caso o chá. Mas, na corte inglesa, tal bebida ainda não era conhecida. As damas de companhia de Catarina ensinaram como se preparava um chá, com ervas que trouxeram na bagagem. Diz a história que foi a própria Catarina quem trouxe a tradição das peças de porcelana chinesa, pois na época a nobreza inglesa usava pratos e canecas de metal. O chá também veio da China e quem já tinha colônia lá nesta época era mesmo Portugal.

Mas e a quem se deve o hábito de consumir a bebida às cinco horas? A duquesa de Anna de Bedford. No intervalo entre o almoço e o jantar, a nobre sempre pedia às cinco horas um chá acompanhado de torradas, geléias, pães doces, bolos e outras tantas iguarias... foi então que toda a corte se rendeu a esse costume.


Lenda sobre o chá...

"Conta a lenda que foi o imperador Shên Nung quem descobriu o chá quando, numa das suas longas viagens, se sentou debaixo de um arbusto a beber água quente, ideal para matar a sede por ser mais rapidamente absorvida pelo corpo do que as bebidas frias. As folhas que por acaso caíam na água conferiram-lhe um sabor e um aroma muito particulares que deliciaram o imperador. Para os chineses, o chá está associado à beleza, pelo ritual da sua preparação, pela satisfação e paz que provoca e por ser um complemento essencial do convívio." (infopédia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário